CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS

" Valorizando o Homem, serve ao Exército e ao Brasil."

Curso de Idiomas Virtual

Curso de Idiomas Virtual (CIV)

Tem como objetivo proporcionar aos integrantes, de carreira e da ativa, do Exército Brasileiro o aprendizado gradual e progressivo de idiomas estrangeiros, tornando-os e mantendo-os aptos à comunicação em um idioma de livre escolha: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e russo.

O Curso tem por objetivo desenvolver as habilidades de compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita, por meio do emprego de funções linguísticas em contextos situacionais, com base nos Índices de Proficência Linguística (IPL), conforme Portaria Nrº 133-EME, de 06 de agosto de 2015.

Segue a modalidade de educação a distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O processo de ensino-aprendizagem é mediado por novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) e oferece um sistema de tutoria que garante a interação necessária para um excelente desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, durante todo o ano letivo.
O ambiente disponibiliza atividades síncronas e assíncronas nas quatro habilidades linguísticas, através de webconferências, fóruns, chats, envio de arquivos escritos e sonoros, links e outros. Essas atividades estão relacionadas aos conteúdos pedagógicos do material didático gráfico, que está de acordo com a proposta de ensino por habilidades. O aluno deverá realizar as atividades respeitando o período determinado no quadro de atividades.

Para a informações sobre o curso de idiomas Virtual 2016, favor clicar na Portaria abaixo:

Portaria N° 196, de 02 de Dezembro de 2015.

Aguarde a publicação da portaria de calendário para matrícula do CIV 2016.