CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS

" Valorizando o Homem, serve ao Exército e ao Brasil."

Curso de Idiomas Virtual

Curso de Idiomas Virtual (CIV)

Tem como objetivo proporcionar aos integrantes, de carreira e da ativa, do Exército Brasileiro o aprendizado gradual e progressivo de idiomas estrangeiros, tornando-os e mantendo-os aptos à comunicação em um idioma de livre escolha: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e russo.

O Curso tem por objetivo desenvolver as habilidades de compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita, por meio do emprego de funções linguísticas em contextos situacionais, com base nos Índices de Proficência Linguística (IPL), conforme Portaria Nrº 133-EME, de 06 de agosto de 2015.

Segue a modalidade de educação a distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O processo de ensino-aprendizagem é mediado por novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) e oferece um sistema de tutoria que garante a interação necessária para um excelente desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, durante todo o ano letivo.


O ambiente disponibiliza atividades síncronas e assíncronas nas quatro habilidades linguísticas, através de webconferências, fóruns, chats, envio de arquivos escritos e sonoros, links e outros. Essas atividades estão relacionadas aos conteúdos pedagógicos do material didático gráfico, que está de acordo com a proposta de ensino por habilidades. O aluno deverá realizar as atividades respeitando o período determinado no quadro de atividades.

Aguarde a publicação da portaria de calendário (para matrícula) do CIV 2016

Portaria N° 196, de 02 de Dezembro de 2015.

ATENÇÃO!

Informo que as inscrições do Curso de Idiomas Virtual - CIV, idioma inglês, serão liberadas após a assinatura da portaria pelo Chefe do DECEx que versa sobre as Condições de Organização, Funcionamento, Matrícula e o Calendário do CIV para o ano de 2016 e divulgação no Boletim do Exército.

As inscrições para o Curso de Idiomas Virtual (CIV) 2016, no idioma Inglês, serão realizadas por meio do site: www.ceadex.eb.mil.br/inscricoes.

A empresa ganhadora do certame foi a Englishtown, que será a responsável pelo ensino e condução do idioma inglês. Sendo assim, com esta nova configuração, o CIV não concederá mais o Índice de Proficiência Linguística (IPL).

Para os outros idiomas ainda não há previsão de inscrição.

Dúvidas frequentes sobre o CIV:

1. O CIV 2016 concederá Índice de Proficiência Linguística (IPL)?

Não. A empresa ganhadora da licitação será responsável pelo ensino e condução do idioma. Para a obtenção do IPL, os alunos deverão se inscrever nos Exames de Proficiência Linguística (EPLE/EPLO) ou apresentar Diplomas de Certificados Internacionais, previstos na Portaria Nr 133-EME, de 23 de junho de 2015.

2. Quando haverá inscrições para os outros idiomas no CIV?

Ainda não há previsão de inscrições para os outros idiomas, pois o processo licitatório ainda não se encerrou.

3. Os IPL obtidos anteriormente pelo CIV continuam valendo?

Sim. Todos os IPL adquiridos pelo CIV, até 2015, são válidos e já foram cadastrados no SiCaPEx.

4. O site: AVA do CIV (civ.ensino.eb.br) está em funcionamento?

Não. O referido site se encontra inacessível.

5. Em qual site devo me inscrever para o CIV?

Inscrições somente pelo: www.ceadex.eb.mil.br/inscricoes (O mesmo é utilizado para as inscrições do EPLE/EPLO)

6. Qual e-mail está em funcionamento para informações referentes ao CIV?

Único em funcionamento: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Informo que os e-mails a seguir não estão sendo mais utilizados: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.