CENTRO DE ESTUDOS DE PESSOAL E FORTE DUQUE DE CAXIAS

" Valorizando o Homem, serve ao Exército e ao Brasil."

Curso de Idiomas Virtual

Curso de Idiomas Virtual (CIV)

Tem como objetivo proporcionar aos integrantes, de carreira e da ativa, do Exército Brasileiro o aprendizado gradual e progressivo de idiomas estrangeiros, tornando-os e mantendo-os aptos à comunicação em um idioma de livre escolha: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano e russo.

O Curso tem por objetivo desenvolver as habilidades de compreensão auditiva, expressão oral, compreensão leitora e expressão escrita, por meio do emprego de funções linguísticas em contextos situacionais, com base nos Índices de Proficência Linguística (IPL) e competências previstas na Escala de Proficiência Linguística (EPL), conforme Portaria Nrº 153-EME, de 16 de novembro de 2010 e da Portaria Nº 122-EME, de 6 de setembro de 2011.

Segue a modalidade de educação a distância, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O processo de ensino-aprendizagem é mediado por novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) e oferece um sistema de tutoria que garante a interação necessária para um excelente desenvolvimento do seu processo de aprendizagem, durante todo o ano letivo.
O ambiente disponibiliza atividades síncronas e assíncronas nas quatro habilidades linguísticas, através de webconferências, fóruns, chats, envio de arquivos escritos e sonoros, links e outros. Essas atividades estão relacionadas aos conteúdos pedagógicos do material didático gráfico, que está de acordo com a proposta de ensino por habilidades. O aluno deverá realizar as atividades respeitando o período determinado no quadro de atividades.

Matrículas

As matrículas para o curso são geralmente realizadas no início do ano, diretamente no Portal de Idiomas (http://idiomas.ensino.eb.br/idiomas), onde o aluno deverá cadastrar-se e se desejar matricular-se nos níveis acima do nível 1, deverá realizar a Avaliação Diagnóstica (AD), que somente estará disponível para os novos alunos e alunos que estão há ano letivo sem cursar o CIV.
Após finalizar o processo de matrícula, será gerado um boleto para que o aluno efetue o pagamento na rede bancária. A matrícula somente será efetivada após a confirmação do pagamento da primeira mensalidade até o prazo estipulado na portaria vigente.

Avaliação Diagnóstica

A AD constitui-se em uma avaliação formada por questões objetivas, de múltipla escolha, em ordem crescente de complexidade linguística. Essa avaliação será realizada on line, no AVA, e terá por finalidade única e exclusiva posicionar o aluno na sua faixa de conhecimento linguístico. Não terá custos para o aluno.
Após realizar a AD, o aluno será imediatamente informando do resultado e poderá efetuar sua matrícula no nível correto. Em hipótese alguma essa AD concederá, ao aluno, um IPL. O militar só poderá realizar a AD uma única vez, em cada idioma, dentro do tempo programado.
Não poderão realizar a AD os alunos reprovados em qualquer nível do CIV, no ano anterior ao da matrícula, bem como os alunos que trancaram suas matrículas ou tiveram a matrícula cancelada por falta de pagamento. Esses militares deverão fazer sua matrícula no nível no qual estavam cursando.

Sistema de Avaliação

O sistema de avaliação foi planejado para verificar o desempenho do aluno nas quatro habilidades, e constará de avaliações formativas (AF), uma avaliação formativa intermediária (AFI) e uma avaliação somativa (AS), com questões objetivas e/ou dissertativas, além de entrevistas orais. As AF e AFI serão realizadas no AVA, online, enquanto a AS será realizada de forma presencial, na Organização Militar Sede de Exame que o aluno escolher por ocasião da matrícula.
A avaliação da aprendizagem é concebida como um processo contínuo, que se baseia na participação do aluno nas atividades propostas, realizadas de acordo com o Calendário do Curso e o quadro de atividade das Unidades Didáticas.
A aprovação do aluno no nível será condicionada à obtenção dos resultados das avaliações, devendo o aluno atingir nota maior ou igual a 5,0 (cinco) na média aritmética das quatro habilidades a fim de avançar para o nível seguinte.
O Índice de Proficiência Linguística (IPL) somente será concedido ao aluno que obtiver aproveitamento igual ou maior a 7,0 (sete) em cada habilidade. Caso isso não ocorra, o aluno poderá ser aprovado no curso, estando apto a passar de nível, porém, sem o IPL. O aluno poderá obter o IPL ao final de cada nível conforme quadro abaixo:

NÍVEL IPL a ser atingido
Idioma 1 1 1 1 1
Idioma 2 2 1 2 1
Idioma 3 2 2 2 2
Idioma 4 3 2 3 2

Condições técnicas

Para desenvolvimento efetivo das atividades, é necessário que você tenha condições técnicas de acessar a Internet e para as atividades de webconferência é necessário acessar o software disponível que possibilita a interação para desenvolvimento da expressão oral. Você deverá dispor de endereço de correio eletrônico pessoal ativo, além de atender aos seguintes requisitos mínimos:
- Web Cam
- Microfone e Fone de ouvido
- Navegadores de internet (Internet Explorer, Firefox, Google Chrome ou Safari)
- Plugin do Adobe Flash Player e do Adobe Add In instalados no computador;
- Conexão de internet banda larga, de no mínimo, 2 M; e
- Para o estudo do idioma russo é imprescindível à adaptação do teclado com as fontes e caracteres cirílicos.

CONTATOS DO CIV

Secretaria: para tratar de assuntos referentes ao curso:

- horário de atendimento (horário de Brasília):
2ª a 5ª feira - 9h às 12h e de 13h às 16h; e 6ª feira – 8h às 12h.
- e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - para assuntos didáticos, militares e emissão de documentos diversos. Tel.: (21) 3223-5024
- e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - para assuntos como: inscrições e pagamentos.Tel.: (21) 3223-5077

INFORMAÇÕES CIV:

Portaria do CIV 2014

Documentação da 1ª Chamada da Avaliação Somativa 2014:

DIEx nº 2649-CIV 2 OUT 14 - Informações-AS

LISTA DE ALUNOS POR OMSE
INSTRUMENTO DE POSTAGEM
INSTRUÇÕES GERAIS - CA-CL-EE
INSTRUÇÕES GERAIS - EO
RELATÓRIO DO APLICADOR – CA
RELATÓRIO DO APLICADOR - CL-EE